Páginas

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

C.D.S. Salvador do Campo - 5 G.D. Ricardinho 10 - 1


Um jogo de futsal caracteriza-se pela alta intensidade de jogo , pelos seus princípios, aliado a um conjunto de fatores técnico, táticos, psicológicos e físicos e nestes últimos aspetos o jogo ganha múltiplas soluções e variáveis. Estes fatores determinam a qualidade de jogo de cada equipa, nas suas tomadas de decisão em função do modelo.
No jogo com o São Salvador de Campo fiquei com a sensação que em termos de aplicabilidade do Modelo de jogo, o nosso demonstrou ser mais atrativo, mais elaborado e com mais soluções, no entanto esbarramos numa equipa mais eficaz, mais madura …com tomadas de decisão mais assertivas! Dois minutos e perdíamos por 1-0, perda de bola, transição rápida e golo! Depois equilibramos a equipa e passamos a conseguir sair bem e a estar mais perto da baliza adversária, forçamos o adversário a um jogo direto, onde o São Salvador tinha clara vantagem física e aproveitava bem as costas na ala contrária, a nossa pressão era mais alta mas pouco efetiva sobre o portador da bola! Conseguimos criar algumas situações de golo e conseguíamos jogar em toda a largura da quadra, mas falhávamos na finalização. O São Salvador de campo continuou a ser mais objetivo e a decidir melhor e mais rápido e acabou por marcar por mais duas vezes de meia distância onde a decisão de finalizar foi mais rápida do que a decisão de defender, a reação à bola não aconteceu.
Resumindo um bocado a minha leitura do jogo, a minha equipa até jogou bem no global mas depois no pormenor falhou e o adversário sentiu-se sempre confortável no jogo. Este foi daqueles jogos em que uma equipa (a minha) mostrou uma margem de progressão grande mas ainda muito imatura e a outra demonstrou mais rigor, mais experiência e mais maturidade no seu modelo.
Na segunda parte parte a sentença da partida veio cedo e aproveitei para ver a minha equipa em 5x4 ofensivo, enquanto se preparava essa estratégia ainda reduzimos para 4-1 o que levou a que a minha equipa ganhasse algum alento e alimentou a vontade de melhor fazer o 5x4. No entanto se conseguimos algumas vezes criar situações de golo aproveitando bem a superioridade numérica não as conseguimos concretizar, foram maiores as fases de desacerto e a única vantagem retirada foi  de fato anotar o trabalho que tem de ser feito. O São salvador conseguiu aguentar o nosso inoperante 5x4 e ainda concretizou mais uma vez firmando o resultado final em 5:1.
Quanto à arbitragem foi um jogo tranquilo e a dupla de arbitragem não complicou. De referir um lance que acabou por beneficiar a minha equipa, uma transição rápida do São Salvador de Campo parada de forma irregular pelo nosso guarda redes ao defender fora de área com as mãos, o lance ainda seguiu e deu golo mas um dos árbitros já tinha apitado. Realço este lance para sublinhar o bom censo da dupla de arbitragem que entendeu admoestar o meu atleta apenas com o cartão amarelo face ao jogo estar resolvido e já nos seus momentos finais (terminou com a cobrança da falta), tomando assim uma decisão mais pedagógica do que punitiva numa partida que foi disputada de forma correta no plano disciplinar. 

Telmo Edgar Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário